O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um ranking das cidades mais chuvosas do Brasil, onde João Pinheiro, município localizado a 400 km de Belo Horizonte, na região Noroeste de Minas Gerais, conquistou a terceira posição. O levantamento considerou o volume de precipitações nas últimas 24 horas, registrado a partir das 8h da manhã desta quinta-feira (5).
João Pinheiro registrou um volume de 53,4 mm de chuva no período analisado. O ranking também inclui municípios de outros três estados brasileiros: Amazonas, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
A situação em João Pinheiro se agravou com o registro de uma morte causada pelas chuvas. Um idoso de 63 anos perdeu a vida ao tentar atravessar um rio a cavalo, sendo a quinta vítima fatal das chuvas em Minas Gerais. As outras mortes foram registradas nas cidades de Sabará, São Thomé das Letras, Pouso Alegre e Santa Rita de Caldas.
O cenário em Minas Gerais é preocupante, com aproximadamente 4 mil pessoas desalojadas e 530 desabrigadas. O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, que abrange 722 municípios mineiros, incluindo a capital Belo Horizonte. O aviso permanece válido até as 23h59 desta sexta-feira (6).
De acordo com as previsões do instituto, são esperadas precipitações entre 30 e 60 mm por hora, com possibilidade de atingir entre 50 e 100 mm ao longo do dia. Além disso, há previsão de ventos fortes que podem variar de 60 a 100 km/h.