O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou seu interesse em ter o senador Rodrigo Pacheco como candidato ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. Durante declaração à imprensa, Lula demonstrou confiança na vitória em território mineiro e revelou que mantém esperanças de convencer Pacheco a aceitar o desafio.
O presidente disse que vai “ganhar em Minas Gerais” e que “ainda não desistiu”do Pacheco, sinalizando que pretende manter conversas com o senador sobre uma possível candidatura ao governo do estado.
A declaração do presidente evidencia a importância estratégica que o PT atribui a Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país. A escolha de Pacheco como possível candidato reflete a busca por uma figura política que possa unir diferentes setores e garantir uma base forte de apoio no estado. O senador, inclusive, está de saída do PSD – que deve lançar o atual vice-governador Matheus Simões como candidato – para ir ao União Brasil, possivelmente para encabeçar uma chapa majoritária em Minas Gerais.
“Eu quero dizer aqui, alto e bom som: eu ainda não desisti de você, viu, Pacheco? Você sabe que nós vamos ter uma conversa e eu acho que você pode ser o futuro governador de Minas Gerais. Eu estou muito certo disso, estou muito crente disso”, disse em entrevista ao Uol.
O presidente também mostrou confiança na chance de ter a maioria dos votos da população mineira na disputa presidencial. “Se eu conheço a alma mineira, nós vamos ganhar as eleições em Minas Gerais outra vez”.