Influenciador mineiro Junior Pena é detido pelo ICE nos Estados Unidos

Influenciador mineiro Junior Pena é detido pelo ICE nos Estados Unidos

Com mais de 1 milhão de seguidores, criador de conteúdo sobre imigração foi preso após faltar a audiência judicial; ele vive ilegalmente no país há mais de 15 anos

Influenciador brasileiro Junior Pena foi detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) após não comparecer a uma audiência de trânsito. Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, ele vivia há mais de 15 anos nos EUA de forma irregular e compartilhava experiências sobre imigração ilegal em suas redes sociais.

Com mais de 480 mil seguidores nas redes sociais, Junior Pena entrou nos Estados Unidos com auxílio de “coiotes” através da fronteira com o México. Ele estava em processo de regularização quando foi detido no Centro de Detenção Delaney Hall, em Nova Jersey.

* De acordo com o influenciador Maycon MacDowel, amigo de Junior Pena, a prisão ocorreu devido ao vencimento do registro do carro e ausência em uma audiência de trânsito. Embora sua advogada tenha tentado adiar a sessão, a alteração não foi registrada no sistema.

* Em entrevista anterior ao g1, Junior Pena revelou detalhes sobre a rota dos “coiotes”, que passa por Minas Gerais, São Paulo e Guatemala até chegar ao México e, posteriormente, aos Estados Unidos. Após a entrada no país, os imigrantes devem solicitar asilo e buscar representação legal para iniciar o processo de regularização.

* Maycon MacDowel afirmou que Junior Pena não possui carta de deportação e estava com “tudo aprovado, dentro da legalidade”. Segundo ele, a prisão foi consequência apenas da ausência na audiência de trânsito.

Ironicamente, Junior Pena havia declarado apoio ao ex-presidente Donald Trump e suas políticas de imigração, afirmando que apenas pessoas irregulares ou que cometeram crimes seriam deportadas. “Eu estou andando na linha, pagando taxas e tentando me legalizar, assim como muitos imigrantes que querem ficar em ordem”, disse em declaração anterior.

O Ministério das Relações Exteriores, através do Consulado-Geral do Brasil em Nova York, informou que está acompanhando o caso e que o atendimento consular é prestado mediante contato do cidadão interessado ou de sua família.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS