Eduardo Paes deixará prefeitura do Rio para tentar o Governo do RJ

Eduardo Paes deixará prefeitura do Rio para tentar o Governo do RJ

Prefeito do Rio de Janeiro confirma saída do cargo em março para disputar o governo do Estado, abrindo caminho para acordo político com Cláudio Castro

Eduardo Paes, atual prefeito do Rio de Janeiro pelo PSD, anunciou durante visita a um estabelecimento na zona norte da cidade no último sábado, 31, que deixará o cargo em 20 de março para concorrer ao governo do Estado do Rio de Janeiro.

A confirmação oficial veio após uma série de especulações, tendo o prefeito já sinalizado essa possibilidade durante visita ao município de Santo Antônio de Pádua, em janeiro. Com sua saída, a administração municipal passará para as mãos do vice-prefeito Eduardo Cavaliere, também do PSD.

Um acordo político significativo foi estabelecido entre Eduardo Paes e o atual governador Cláudio Castro (PL), que beneficiará ambos nas eleições de outubro:

* Castro focará sua candidatura ao Senado, sem enfrentar resistência na capital
* Paes receberá apoio da máquina estadual para fortalecer sua presença no interior e na Baixada Fluminense
* O acordo conta com respaldo de membros do Centrão, incluindo o deputado Doutor Luizinho, presidente do PP no Rio

Transição e Mandato-Tampão

A saída de Cláudio Castro do governo estadual, também prevista para abril, criará uma situação peculiar devido à ausência de vice-governador desde maio do ano passado, quando Thiago Pampolha assumiu cargo no Tribunal de Contas do Estado:

* O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Ricardo Couto, assumirá interinamente o governo para conduzir eleição indireta
* Nicola Miccione, atual secretário da Casa Civil e recém-filiado ao PL, é o nome defendido por Castro para o mandato-tampão
* A escolha de Miccione é vista como estratégica por sua lealdade a Castro e por não representar ameaça à candidatura de Paes

A movimentação política representa uma mudança significativa no cenário eleitoral do Rio de Janeiro, com Eduardo Paes alterando seu posicionamento anterior, quando negava a possibilidade de deixar a prefeitura antes do término do mandato. A articulação demonstra uma reorganização das forças políticas visando as eleições de outubro.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS