Trump confronta prefeito de Minneapolis sobre imigração

Trump confronta prefeito de Minneapolis sobre imigração

Presidente critica Jacob Frey por se recusar a aplicar leis federais de imigração após mortes de dois cidadãos por agentes federais na cidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou em confronto direto com o prefeito de Minneapolis após duas mortes causadas por agentes federais de imigração na cidade, acusando o líder municipal de “brincar com fogo” ao questionar sua política migratória.

A tensão na cidade de 400 mil habitantes escalou após as mortes de Alex Pretti, 37 anos, baleado por agentes da Patrulha de Fronteira (CBP), e Renee Good, também de 37 anos, morta por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em 7 de janeiro.

Cronologia dos Eventos

* O prefeito democrata Jacob Frey declarou publicamente no X que “não aplica e não aplicará as leis federais de imigração”, provocando uma forte reação de Trump em sua plataforma Truth Social.

* A congressista democrata Ilhan Omar, nascida na Somália, foi agredida durante um evento público por um homem que a atingiu com um líquido não identificado. Após o incidente, ela manteve sua posição de “abolir a fiscalização da imigração”.

* Um relatório preliminar do Departamento de Segurança Interna revelou que dois policiais atiraram em Pretti apenas cinco segundos após um deles gritar “Ele está armado!”, mesmo que o enfermeiro, que tinha porte legal de arma, nunca a tenha sacado.

A situação gerou preocupação internacional, com manifestações do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e do chanceler alemão, Friedrich Merz, que descreveu o “nível de violência” nos Estados Unidos como “alarmante”.

A controvérsia se intensificou quando um agente federal tentou entrar no consulado equatoriano em Minneapolis, levando o Equador, tradicionalmente aliado de Washington, a emitir uma nota de protesto.

Tom Homan assumiu a liderança da operação anti-imigração após a saída do chefe da Patrulha de Fronteira, Gregory Bovino, que Trump descreveu à Fox News como “muito bom, mas excêntrico”.

Em meio à crescente tensão, uma juíza de Minnesota prometeu uma decisão rápida sobre o pedido do procurador-geral do estado para suspender a operação contra imigrantes em situação irregular. A Justiça também impediu a deportação do menino Liam “Conejo” Ramos, de 5 anos, e seu pai equatoriano, cuja foto viralizou nas redes sociais.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS