O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) confirmou que manterá a obrigatoriedade da prova de baliza nos exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mesmo após outros estados brasileiros terem removido esta exigência.
A decisão vem após estados como São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul terem eliminado a necessidade da manobra de baliza, que consiste em estacionar o veículo em uma vaga paralela à guia, entre dois carros.
* São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul já eliminaram a obrigatoriedade da baliza
* Santa Catarina anunciou que adotará a mesma mudança em breve
* Acre, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Minas Gerais mantêm o exame de baliza
De acordo com nota enviada pelo Detran-MG, o órgão está conduzindo estudos para implementação das novas regras e aguarda a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular pelo Senatran para viabilizar possíveis mudanças futuras.
Uma alteração significativa que será implementada em breve em Minas Gerais é o novo sistema de pontuação do exame prático. O Detran-MG informou que “algumas alterações já deverão ser implementadas nos próximos dias, como a mudança na pontuação do exame prático, em que a reprovação passará a ocorrer quando o candidato ultrapassar 10 pontos”.
O novo sistema de pontuação, estabelecido pela resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), classifica as infrações da seguinte forma:
* Leve: 1 ponto
* Média: 2 pontos
* Grave: 3 pontos
* Gravíssima: 6 pontos
No sistema anterior, o candidato era reprovado ao perder três pontos, com uma distribuição mais restrita de pontuação por infração.