Prefeitura de Congonhas suspende alvarás da Vale após vazamentos em minas

Prefeitura de Congonhas suspende alvarás da Vale após vazamentos em minas

Decisão ocorre depois de dois incidentes em menos de 24 horas; prefeitura aponta risco ambiental e cobra medidas técnicas para retomada das atividades

A Prefeitura de Congonhas anunciou nesta segunda-feira (26) a suspensão provisória dos alvarás de funcionamento das minas da Vale na cidade. A decisão foi tomada após dois casos de extravasamentos em estruturas da mineradora na Região Central de Minas Gerais, ocorridos no domingo (25).

A medida foi oficializada através do ofício n.º PMC/GAB/21/2026, assinado pelo prefeito Anderson Costa Cabido (PSB), e determina que a Vale apresente e implemente uma série de medidas emergenciais para garantir a segurança das operações.

O secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, João Luís Lobo, criticou a postura da Vale em relação à comunicação dos incidentes. Em vídeo divulgado nas redes sociais da prefeitura, ele destacou: “Sete anos após o rompimento em Brumadinho, a empresa, a Vale, omitindo informações muito importantes. Para nós agirmos de forma rápida, tem que chegar rápido para nós. E isso não aconteceu por duas vezes no mesmo dia”.

Os dois extravasamentos ocorreram em momentos distintos:

* O primeiro incidente aconteceu durante a madrugada na mina de Fábrica, em Ouro Preto, com o líquido atingindo as dependências da CSN Mineração. O evento ocorreu à 1h da madrugada, mas só foi comunicado às autoridades às 12h.

* O segundo caso foi registrado na mina Viga, localizada entre a Plataforma e o Esmeril, em Congonhas. O extravasamento de água com sedimentos aconteceu às 16h, mas a comunicação só foi feita às 23h.

Os incidentes coincidiram com a data do aniversário do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, tragédia que deixou 270 mortos (272 considerando as vítimas que estavam grávidas) em 25 de janeiro de 2019.

A prefeitura alertou que, caso a Vale não cumpra as determinações estabelecidas pelo ofício, serão tomadas as medidas administrativas, civis e legais cabíveis. Até o momento, a Vale não se manifestou sobre as decisões da Prefeitura de Congonhas.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS