Tempestade de inverno avança pelos EUA e coloca milhões em alerta

Tempestade de inverno avança pelos EUA e coloca milhões em alerta

Sistema considerado incomum pelo serviço meteorológico provoca nevascas, granizo, frio extremo, cortes de energia e cancelamentos de voos em ao menos 20 estados e em Washington

Uma tempestade histórica de gelo e neve está causando estragos significativos nos Estados Unidos, deixando mais de 400 mil pessoas sem energia elétrica. O fenômeno, classificado como excepcional pelo Serviço Nacional de Meteorologia, levou o presidente Donald Trump a declarar estado de emergência por desastre.

A situação é particularmente crítica devido às temperaturas extremamente baixas, com sensação térmica chegando a -40°C em algumas regiões, e Wisconsin registrando -38°C, a menor temperatura em quase três décadas.

* O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alerta para uma tempestade de inverno excepcionalmente extensa e duradoura, com acúmulo intenso de gelo no Sudeste do país, com potenciais impactos variando de incapacitantes a localmente catastróficos.

* Aproximadamente 14 mil voos com origem ou destino nos Estados Unidos foram cancelados, conforme dados do site FlightAware, além de milhares de atrasos registrados.

* No Texas, a cidade de Dallas foi atingida por granizo, com temperaturas chegando a -6°C. Em Houston, o prefeito John Whitmire solicitou que os moradores permaneçam em suas residências por 72 horas.

“Continuaremos monitorando e mantendo contato com todos os estados na trajetória desta tempestade. Mantenham-se seguros e aquecidos”, declarou Trump nas redes sociais.

A secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem, também se pronunciou durante coletiva de imprensa: “Vai fazer muito, muito frio. Por isso, encorajamos todos a estocar combustível e alimentos. Vamos superar isso juntos.”

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS