Colisão de trens no sul da Espanha eleva número de mortos para 45

Colisão de trens no sul da Espanha eleva número de mortos para 45

Dois corpos foram encontrados nos destroços da colisão entre trens da Iryo e Renfe, elevando o número total de vítimas fatais para 45 na cidade de Adamuz

Um grave acidente ferroviário na cidade de Adamuz, no sul da Espanha, resultou em 45 mortes após a descoberta de dois novos corpos entre os destroços nesta quinta-feira (22). A tragédia, ocorrida no último domingo, envolveu a colisão entre trens das empresas Iryo e Renfe, tornando-se o pior acidente ferroviário do país desde 2013.

O incidente ocorreu quando os últimos vagões de um trem da empresa italiana Iryo, que fazia a rota Málaga-Madri, descarrilaram próximo a Adamuz. Os vagões descarrilados invadiram o trilho adjacente no momento em que um trem da Renfe, empresa pública espanhola que seguia de Madri para Huelva, passava pelo local, resultando em uma colisão fatal.

Investigações em Andamento

* As autoridades descartaram inicialmente o excesso de velocidade dos trens, que circulavam em um trecho reto da ferrovia, assim como erro humano.
* Os investigadores concentram agora suas análises nos trilhos e nas condições dos trens envolvidos no acidente.
* O ministro do Transporte, Óscar Puente, destacou que o processo de investigação será “complexo” e longo, afirmando que “Que seja a infraestrutura, que seja a via, é possível, sem dúvida, mas estamos diante de um acontecimento muito estranho”.

Impacto e Homenagens

* Uma “cerimônia de Estado” está programada para 31 de janeiro em Huelva, cidade de origem de muitas das vítimas.
* Os familiares das 45 vítimas já começaram a realizar os enterros em meio ao luto nacional.

A semana tem sido particularmente difícil para o sistema ferroviário espanhol, com outros incidentes registrados na Catalunha e em Murcia. Em resposta, maquinistas catalães convocaram uma greve de três dias em fevereiro, reivindicando maior segurança nas operações.

O ministro Óscar Puente defendeu a confiabilidade do sistema ferroviário espanhol, que possui a segunda maior rede de trens de alta velocidade do mundo, afirmando que “Não podemos, nem devemos pôr em questão a nossa rede, nem o transporte público de nosso país. Não é perfeito, não é infalível, mas é um grande sistema de transporte”.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS