Durante uma festa no BBB 26, os participantes Juliano Floss, Babu e Marcelo acusaram Matheus de comportamentos homofóbicos após uma série de situações consideradas preconceituosas pelos brothers. Os participantes demonstraram forte indignação com as atitudes do colega de confinamento.
Juliano Floss foi o primeiro a relatar um episódio de desconforto: “Ele olhou para mim assim no dia que eu usei aquela calça, que era um short e uma calça. Ele falou: “Bah, se eu coloco isso aí. Eu, um negão desses, com isso aí. Vixe”. Aí eu já fiquei: “Aí, irmão, homofobia””.
Os participantes relataram diversos momentos em que Matheus demonstrou comportamento inadequado:
* Babu compartilhou que Matheus fez comentários sobre a igreja ser homofóbica e mencionou times de futebol que foram condenados, chegando a entoar um grito homofóbico próximo ao participante Breno.
* Juliano Floss, que também é do Sul como Matheus, expressou seu descontentamento ao ouvir o grito homofóbico no banheiro, afirmando que o comportamento do participante não representa adequadamente a região.
* Marcelo relatou ter ficado extremamente incomodado com uma situação em que Matheus fez um desfile debochado, descrevendo: “Ele desfilou como se fosse um vi*do. Eu fiquei hiper incomodado. Qual é a necessidade de uma pessoa fazer uma coisa dessa? Eu me senti muito incomodado, achei ridículo!”.
A situação afetou especialmente Marcelo, que chegou a chorar ao desabafar sobre sua história de vida: “Minha vida todinha foi sofrendo preconceito”. O participante recebeu o consolo de Breno após o episódio.
Como resultado dos acontecimentos, os participantes decidiram se afastar de Matheus. Marcelo declarou explicitamente sua decisão: “Eu tô cortando. Ele vai pra um lado, eu vou pro outro”.