Parlamento Europeu congela acordo comercial com EUA

Parlamento Europeu congela acordo comercial com EUA

Decisão de suspender votação do acordo comercial entre UE e EUA ocorre em meio a tensões sobre Groenlândia e deve ser anunciada nesta quarta-feira

O Parlamento Europeu decidiu suspender a votação do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, em um momento de crescentes tensões relacionadas à Groenlândia. A decisão, que deve ser anunciada oficialmente nesta quarta-feira, dia 21, representa uma mudança significativa nas relações comerciais entre os dois blocos.

A votação do acordo estava originalmente programada para ocorrer entre os dias 26 e 27 de janeiro, com amplo apoio dos partidos políticos do bloco europeu. O entendimento comercial previa a eliminação de tarifas da União Europeia sobre importações de produtos norte-americanos.

Líderes de diferentes grupos políticos do Parlamento Europeu manifestaram seu apoio à suspensão:

* Iratxe García Pérez, presidente do partido S&D (Social-Democrata), confirmou a existência de um “consenso majoritário” entre os grupos políticos para congelar o acordo comercial.

* Valerie Hayer, presidente do grupo centrista Renovação, enfatizou que a suspensão enviará uma mensagem “forte” de descontentamento para a Casa Branca, alertando empresas americanas sobre possível perda de acesso ao mercado europeu.

* Manfred Weber, líder do Partido Popular Europeu, maior bloco conservador do parlamento, manifestou sua posição através do X: “Somos a favor do acordo, mas, com as ameaças de Donald Trump sobre a Groenlândia, a aprovação não será possível neste momento”.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS