Moraes limita perícia médica de Bolsonaro no STF

Moraes limita perícia médica de Bolsonaro no STF

Ministro Alexandre de Moraes negou parte do pedido da defesa do ex-presidente para ampliar escopo da avaliação médica na Papudinha

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu decisão nesta segunda-feira, 19, rejeitando parcialmente o pedido da defesa de Jair Bolsonaro para expandir o alcance da perícia médica solicitada após sua transferência para a Papudinha, em Brasília.

A decisão do ministro Moraes focou especificamente em restringir questões que, segundo sua avaliação, ultrapassavam os limites técnicos da avaliação médica e adentravam em análises jurídicas ou subjetivas, as quais não são pertinentes à junta pericial.

Entre os quesitos indeferidos estavam perguntas que buscavam avaliar:
* A compatibilidade do cumprimento da pena em ambiente prisional com o estado de saúde do ex-presidente
* A viabilidade da prisão domiciliar como alternativa para garantir seus direitos fundamentais
* Questões que extrapolavam a análise puramente clínica do paciente

“A legislação processual penal faculta ao juiz indeferir a produção de provas irrelevantes, impertinentes ou protelatórias”, declarou Moraes em sua decisão, enfatizando que algumas perguntas ultrapassavam o escopo da análise clínica.

A perícia médica foi ordenada após a transferência de Bolsonaro da Sala de Estado-Maior da Polícia Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar, na Papudinha. Uma junta médica oficial, composta por profissionais da PF, será responsável por avaliar o quadro clínico do ex-presidente e suas necessidades de saúde durante o cumprimento da pena.

Moraes manteve os quesitos estritamente médicos e aprovou a indicação do médico Cláudio Birolini como assistente técnico da defesa. A Procuradoria-Geral da República informou não ter quesitos adicionais e solicitou acesso aos autos após a apresentação do laudo pericial.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS