Minas Gerais registra três mortes durante período chuvoso, sendo duas crianças e uma adulta. As ocorrências foram registradas em diferentes regiões do estado, todas relacionadas às fortes chuvas e seus desdobramentos.
Os casos fatais incluem duas ocorrências no Sul do estado e uma na Região Metropolitana de Belo Horizonte, evidenciando a gravidade da situação climática atual.
* Em Sabará, Região Metropolitana, Luigi de Jesus, de 5 anos, foi vítima de um soterramento após a queda de um muro de arrimo. A criança ficou mais de 40 minutos sob os escombros e, apesar dos esforços de reanimação realizados pelo Corpo de Bombeiros durante 50 minutos e internação no Hospital João XXIII em Belo Horizonte, faleceu em 18 de dezembro.
* Em São Tomé das Letras, Sul de Minas Gerais, a turista Ana Paula de Jesus Oliveira, de 30 anos, perdeu a vida em 28 de dezembro após sofrer uma descarga elétrica durante atividade de tirolesa.
* A terceira vítima foi João Miguel, criança de 7 anos, que foi arrastado por uma enxurrada em Pouso Alegre, também no Sul do estado. O sepultamento ocorreu no sábado, causando forte comoção na cidade, que decretou luto oficial.
A Defesa Civil Estadual de Minas Gerais deve incluir a morte de João Miguel em seu próximo boletim oficial, que monitora as ocorrências relacionadas ao período chuvoso no estado.