O presidente Lula (PT) mantém liderança em todos os sete cenários de primeiro turno testados na primeira pesquisa Quaest de 2026, divulgada nesta quarta-feira (14). Com percentuais variando entre 35% e 40%, o atual presidente aparece à frente em todas as simulações, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), que se consolida como principal nome da oposição.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de janeiro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
* No cenário com todos os possíveis candidatos, Lula aparece com 36%, seguido por Flávio Bolsonaro com 23% e Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 9%. Ratinho Júnior (PSD) soma 7%, enquanto Ronaldo Caiado (União Brasil) registra 3%.
* Na simulação sem Tarcísio de Freitas, Lula mantém 35% das intenções de voto, com Flávio Bolsonaro subindo para 26%. Ratinho Júnior alcança 9% neste cenário.
* Quando testado sem Flávio Bolsonaro, Ratinho Jr. e Zema, o presidente Lula chega a 39%, com Tarcísio de Freitas em segundo lugar com 27%.
* No melhor cenário para o atual presidente, sem Caiado, Ratinho Jr. e Zema, Lula atinge 40% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro com 23% e Tarcísio de Freitas com 14%.
Vale ressaltar que as candidaturas ainda não são oficiais e precisam ser confirmadas pelos partidos entre julho e agosto, durante as convenções partidárias, com registro na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.
Em todos os cenários testados, o percentual de indecisos variou entre 7% e 8%, enquanto os votos brancos, nulos ou eleitores que declararam que não votarão ficaram entre 11% e 14%.