Belo Horizonte oficializou a criação do Dia Municipal do Gari através da Lei nº 11.950, publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (9). A data escolhida para a celebração anual será 11 de agosto, marcando o dia em que Laudemir de Souza Fernandes, profissional da limpeza urbana de 44 anos, foi tragicamente assassinado durante seu turno de trabalho.
A nova legislação já está em vigor e as comemorações terão início este ano, representando um importante reconhecimento à categoria dos profissionais da limpeza urbana da capital mineira.
O caso que motivou a criação da data ocorreu em 11 de agosto, quando Laudemir foi vítima de um crime que chocou a cidade. Durante seu trabalho regular de coleta de lixo na rua Modestina de Souza, Laudemir foi surpreendido por um motorista irritado. O condutor, identificado como Renê da Silva Nogueira Júnior, de 47 anos, alegou que o caminhão de lixo estava atrapalhando o trânsito. Apesar de inicialmente confessar o crime, Renê alegou posteriormente que não é autor dos disparos.
Segundo testemunhas, após ameaçar a motorista do caminhão, Renê teria descido de seu veículo BYD cinza armado e atirado contra o trabalhador. O disparo atingiu as costelas de Laudemir, atravessou seu corpo e ficou alojado em seu braço.