A Lagoa da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte, retomou neste sábado (27) os passeios de barco, marcando o fim de uma proibição que durava desde 1968. As primeiras viagens foram realizadas com lotação máxima, com os ingressos para o fim de semana de estreia esgotando em segundos.
O passeio é realizado em um catamarã com capacidade para 30 pessoas, carinhosamente apelidado de “capivarã”, em homenagem aos animais que habitam a região. Durante aproximadamente uma hora, os visitantes podem apreciar os principais pontos do Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Pontos destacados do passeio:
* O percurso inclui visitas à Casa do Baile, Museu de Arte, Iate Tênis Clube e Igreja de São Francisco de Assis
* Um guia turístico acompanha o trajeto, compartilhando informações históricas e culturais
* Os embarques acontecem no Centro de Atendimento ao Turista – Álvaro Hardy (CAT Veveco)
A retomada dos passeios só foi possível devido à melhoria dos indicadores de qualidade da água, segundo a prefeitura. A produtora de eventos Camila Gama, que participou do passeio com sua filha Maria Liz, de 4 anos, compartilhou sua experiência: “Estou achando bacana. A gente mora aqui na Pampulha há muitos anos, e ver por essa perspectiva está sendo bem interessante, ver de dentro da lagoa está sendo bem interessante”.
O projeto faz parte das comemorações dos 128 anos de Belo Horizonte e tem previsão inicial de três meses de duração. O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) comentou sobre o futuro da iniciativa: “Depois desses três meses, a prefeitura pode, no caso, renovar o contrato ou fazer uma nova licitação. Ou o pensamento que eu tenho, que eu quero, é que nós tenhamos a nossa própria embarcação, que a prefeitura tenha a própria embarcação dela. É o que a gente vai trabalhar para que aconteça”.
Os passeios acontecem de quinta-feira a domingo, com três horários diários disponíveis até o final de fevereiro. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados pela internet. É recomendado chegar com 15 minutos de antecedência, e em caso de mau tempo, o passeio pode ser cancelado sem possibilidade de reaproveitamento do ingresso.