Passeios de barco retornam à Lagoa da Pampulha após mais de 50 anos 

Passeios de barco retornam à Lagoa da Pampulha após mais de 50 anos 

Projeto-piloto gratuito oferece nova perspectiva do Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio da Humanidade; ingressos para estreia esgotaram em segundos

A Lagoa da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte, retomou neste sábado (27) os passeios de barco, marcando o fim de uma proibição que durava desde 1968. As primeiras viagens foram realizadas com lotação máxima, com os ingressos para o fim de semana de estreia esgotando em segundos.

O passeio é realizado em um catamarã com capacidade para 30 pessoas, carinhosamente apelidado de “capivarã”, em homenagem aos animais que habitam a região. Durante aproximadamente uma hora, os visitantes podem apreciar os principais pontos do Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Pontos destacados do passeio:
* O percurso inclui visitas à Casa do Baile, Museu de Arte, Iate Tênis Clube e Igreja de São Francisco de Assis
* Um guia turístico acompanha o trajeto, compartilhando informações históricas e culturais
* Os embarques acontecem no Centro de Atendimento ao Turista – Álvaro Hardy (CAT Veveco)

A retomada dos passeios só foi possível devido à melhoria dos indicadores de qualidade da água, segundo a prefeitura. A produtora de eventos Camila Gama, que participou do passeio com sua filha Maria Liz, de 4 anos, compartilhou sua experiência: “Estou achando bacana. A gente mora aqui na Pampulha há muitos anos, e ver por essa perspectiva está sendo bem interessante, ver de dentro da lagoa está sendo bem interessante”.

O projeto faz parte das comemorações dos 128 anos de Belo Horizonte e tem previsão inicial de três meses de duração. O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) comentou sobre o futuro da iniciativa: “Depois desses três meses, a prefeitura pode, no caso, renovar o contrato ou fazer uma nova licitação. Ou o pensamento que eu tenho, que eu quero, é que nós tenhamos a nossa própria embarcação, que a prefeitura tenha a própria embarcação dela. É o que a gente vai trabalhar para que aconteça”.

Informações práticas

Os passeios acontecem de quinta-feira a domingo, com três horários diários disponíveis até o final de fevereiro. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados pela internet. É recomendado chegar com 15 minutos de antecedência, e em caso de mau tempo, o passeio pode ser cancelado sem possibilidade de reaproveitamento do ingresso.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS