BA: Mãe Carmem do Gantois falece aos 98 anos

BA: Mãe Carmem do Gantois falece aos 98 anos

Ialorixá liderou o tradicional Terreiro do Gantois por 23 anos e era filha de Mãe Menininha, deixando um importante legado para o Candomblé brasileiro

A ialorixá Mãe Carmem, líder espiritual do Ilé Ìyá Omi À Ìyámase, conhecido como Terreiro do Gantois, em Salvador (BA), faleceu na madrugada desta sexta-feira (26/12), aos 98 anos. A notícia foi confirmada pela própria instituição religiosa, que a descreveu como uma “mulher de axé, guardiã da ancestralidade”.

Filha de Mãe Menininha do Gantois, Mãe Carmem dedicou 23 anos de sua vida à liderança do terreiro, sendo reconhecida por sua dedicação aos fundamentos e ritos do Candomblé. “Desde muito cedo, foi formada nos fundamentos, nos ritos e nos saberes que sustenta uma nação. Sua infância foi preparação espiritual; sua vida, missão”, declarou o Ilé Ìyá Omi À Ìyámase.

Durante sua gestão como Ìyáloria, Mãe Carmem conduziu o Gantois com firmeza e sabedoria, mantendo viva a herança deixada por sua mãe, Mãe Menininha. Seu trabalho foi marcado pelo compromisso com a preservação das tradições ancestrais e pelo cuidado com a comunidade.

A ialorixá contou com o apoio fundamental de suas duas filhas na administração do terreiro, compartilhando responsabilidades e conhecimentos sagrados. Seu legado familiar se estende também a três netos e quatro bisnetos, representando a continuidade das tradições.

“Seu retorno ao Orun acontece em uma sexta-feira, dia consagrado a Oxalá, Orixá da criação e da serenidade, um símbolo que traduz uma trajetória marcada pela retidão, cuidado e fé”, ressaltou o Terreiro em seu comunicado oficial.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS