Dona dos naming rights da Copa do Brasil, a Betano foi a marca com maior retorno financeiro estimado nas placas digitais do Maracanã no último domingo (22). Ao longo da partida que deu o tetracampeonato do torneio para o Corinthians, a Betano ultrapassou a marca de R$ 1 milhão em 10 minutos e 36 segundos de exposição nas transmissões da GeTV, Globo, Sportv e Amazon Prime.
Os dados são de um estudo desenvolvido pela AuraSight, plataforma que usa IA para mensurar o valor da exposição de marcas em transmissões ao vivo e publicações em redes sociais.


Betnacional (R$ 862,7 mil em 8 minutos e 35 segundos) e Superbet (811,4 mil em 8 minutos e 7 segundos) fecham o “pódio” das marcas que mais obtiveram retorno na grande final. Vale ressaltar que entre as oito marcas que mais saíram ganhando no duelo entre Corinthians e Vasco, cinco são de apostas esportivas.
Cazé “domina” as redes
A empresa também considerou o impacto das redes sociais sobre a exposição das marcas. A movimentação nas redes pegou a prévia da partida – com o rescaldo da repercussão do jogo de ida – e o pós-jogo, com a celebração do título corinthiano e a disseminação de lances do jogo. Entre o dia 20 e as 15h do dia 22 de dezembro, foram 1,3 milhão de conteúdos originais relacionados à partida.
Pegando o recorte das cinco postagens mais vistas no Instagram sobre o evento, foram alcançados 17,7 milhões de usuários únicos. Desses conteúdos, quatro foram postados pela CazéTV e um pela Nike, fornecedora do material esportivo do Corinthians. “Juntas, essas publicações geraram um valor estimado de US$ 363 mil em mídia espontânea, o que equivale a mais de R$ 2 milhões”, destaca George Gomes, CTO da AuraSight.
Ele chama a atenção para a concentração de conteúdos publicados por usuários de São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo se tratando de duas torcidas nacionais. “Mais de um terço dos posts sobre a segunda partida da final partiram de São Paulo. Somando com o Rio de Janeiro, são 63% do total de conteúdos”, destaca.

O impacto nos dois maiores mercados brasileiros também foi visto em audiência. Em São Paulo, a Globo somou 26 pontos de audiência, maior número desde outubro de 2022, na cobertura do segundo turno das eleições presidenciais. No Rio, foram 27 pontos, com aumento de 59% na comparação com os últimos quatro domingos.
O cálculo
Para medir o valor das placas digitais, a AuraSight considera quatro variáveis: o tamanho do logo na tela, a localização da marca, o tempo de exposição e a divisão da atenção com outros logos mostrados no mesmo momento. Para as redes sociais, é utilizada uma lógica similar a da usada na tv na observação de vídeos e imagens.