A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (19 de dezembro) uma operação que tem como alvo os deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, ambos do PL, para investigar possíveis desvios de cotas parlamentares. A ação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, está sendo executada no Distrito Federal e no Rio de Janeiro.
De acordo com as investigações conduzidas pela PF, um esquema envolvendo agentes políticos, servidores comissionados e particulares teria sido estruturado para desviar e ocultar verbas públicas. A operação atual é um desdobramento de ações anteriores realizadas em dezembro de 2024.
A PF informou através de comunicado oficial: “De acordo com as investigações, agentes políticos, servidores comissionados e particulares teriam atuado de forma coordenada para o desvio e posterior ocultação de verba pública. A ação é desdobramento de operação deflagrada em dezembro de 2024 e apura os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa”.
Os agentes federais estão cumprindo sete mandados de busca e apreensão nas duas unidades federativas mencionadas, visando coletar provas que possam esclarecer o suposto esquema de desvios de recursos públicos.