Júnior Santos, a contratação mais cara do Atlético na temporada, tem previsão de retorno aos gramados definida para o início de 2026. O atacante de 31 anos, que custou aproximadamente R$ 50 milhões aos cofres do clube, está em recuperação após realizar uma cirurgia para tratar do rompimento dos tendões adutor direito e reto abdominal, na região púbica.
O departamento médico do Atlético projeta que o jogador não estará disponível para trabalhar com o grupo na reapresentação do elenco, marcada para 2 de janeiro de 2026. No entanto, a expectativa é que em poucas semanas após esta data, caso a recuperação transcorra normalmente, o atacante já esteja em condições de realizar atividades junto à equipe.
Até 20 de dezembro, Júnior Santos permanecerá realizando tratamento na Cidade do Galo, sem entrar em férias, junto com outros atletas que também estão sob cuidados médicos. Entre eles estão Lyanco, que trata uma ruptura do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo, e Patrick, que se recupera de dores na coxa direita. Após este período, os jogadores terão um breve recesso com suas famílias antes de retornarem para continuar a recuperação.
O departamento médico do clube também estabeleceu programas individuais de acompanhamento durante as férias para atletas que sofreram lesões graves ao longo da temporada, como Tomás Cuello, Caio Maia e Cadu.
Desde sua chegada ao clube mineiro em janeiro, após investimento de 8 milhões de euros (equivalente a R$ 47,3 milhões na cotação da época), Júnior Santos enfrentou diversos problemas físicos que limitaram sua participação em campo. Em sua passagem pelo Atlético até o momento, o atacante soma 29 partidas, com dois gols marcados e uma assistência.
A temporada do atacante foi marcada por desafios físicos constantes, incluindo um período de afastamento entre 13 e 19 de julho devido a uma gripe, que o fez perder duas partidas pelo clube alvinegro.