O filme brasileiro “O Agente Secreto” alcançou mais um marco significativo em sua jornada internacional ao ser pré-selecionado para o Oscar 2026 em duas categorias, conforme anúncio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira (16).
A produção, dirigida por Kleber Mendonça Filho e protagonizada por Wagner Moura, marca presença nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco, sendo esta última uma nova categoria na premiação. Esta é a segunda vez consecutiva que o Brasil avança nesta fase da competição, após o sucesso de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, em 2024.
“O Agente Secreto” tem se destacado significativamente no cenário cinematográfico:
* Ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas brasileiros, tornando-se o maior lançamento nacional de 2025, segundo dados da Ancine
* Acumulou mais de 30 prêmios internacionais e está concorrendo em outras premiações prestigiadas como Critics Choice Awards e Globo de Ouro
* Recebeu nota máxima da crítica especializada e foi eleito um dos melhores filmes do ano pelo The New York Times
O thriller político se passa no Recife de 1977 e conta a história de Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um professor que retorna à cidade em busca de tranquilidade, mas se depara com um cenário diferente do esperado. O elenco de peso inclui Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho.
A Academia também divulgou os pré-selecionados em outras categorias como Documentário em Longa e Curta-Metragem, Curta-metragem de Animação, Canção Original, Trilha Sonora Original, entre outras. A lista oficial dos indicados será anunciada em 22 de janeiro de 2026, e a cerimônia está marcada para 15 de março do mesmo ano.