O comerciante sírio Ahmed al Ahmed, que desarmou corajosamente um dos atiradores durante o atentado na praia de Bondi, em Sydney, tornou-se um símbolo de heroísmo na Austrália. Uma campanha de arrecadação online em seu benefício já alcançou 2,2 milhões de dólares australianos, aproximadamente R$ 8 milhões, com contribuições de mais de 38 mil pessoas.
Ahmed al Ahmed, de 43 anos, recebeu no hospital a visita do primeiro-ministro australiano Anthony Albanese, que o elogiou publicamente. “Você é muito forte, sua coragem é inspiradora”, declarou o premiê em vídeo compartilhado nas redes sociais.
• O herói, que vive na Austrália desde 2006 e possui cidadania australiana, foi ferido no braço e na mão durante sua ação corajosa
• Entre os doadores da vaquinha, destaca-se o investidor americano William Ackman, que contribuiu com 99 mil dólares australianos
• O governador de Nova Gales do Sul, Chris Minns, também visitou Ahmed no hospital e compartilhou a primeira foto do herói após sua cirurgia
O atentado terrorista ocorrido durante uma celebração judaica de Hanukkah resultou em 15 mortos e 40 feridos. Os atiradores, pai e filho, tiveram destinos diferentes: um foi morto pela polícia e outro está internado em estado crítico.
Mohamed Fateh al Ahmed, pai do herói, declarou à emissora “ABC News”: “Meu filho é um herói. Ele serviu na polícia, ele tem a vocação de defender as pessoas”.
Ahmed al Ahmed ainda permanece hospitalizado e deverá passar por novos procedimentos cirúrgicos, segundo informações de seu primo Jozay Alkanj. Sua ação heroica foi reconhecida por autoridades australianas e internacionais, sendo considerada fundamental para evitar um número ainda maior de vítimas.