O ciclone extratropical que avança pelo país causou fortes impactos em Juiz de Fora nesta quarta-feira (10), com rajadas de vento que atingiram 70,2km/h. Os ventos intensos começaram no final da manhã e se estenderam durante toda a tarde, causando transtornos em diferentes pontos da cidade.
A intensidade do fenômeno meteorológico provocou quedas de vegetação em pontos estratégicos do município:
* Uma árvore precisou ser removida emergencialmente pela Empav na Avenida Brasil
* Por volta das 16h, parte de um bambuzal desabou na Estrada União Indústria, nas proximidades da Usina de Marmelos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta para rajadas superiores a 60 km/h até o início da manhã de quinta-feira (11) para as regiões da Zona da Mata e Vertentes. Apesar da intensidade dos ventos, não há previsão de chuvas volumosas nestas áreas.
As condições meteorológicas também impactaram a temperatura na cidade. Com a maior presença de nebulosidade, a máxima registrada foi mais amena, chegando a 24,4 graus, enquanto a mínima foi de 18,2 graus.
Segundo informações do Inmet, a frente fria associada ao ciclone extratropical continua seu avanço pelo território nacional, acompanhando o deslocamento do ciclone que se afasta da costa. A previsão indica que o sistema frontal se moverá em direção ao sul da Bahia, reduzindo as condições de chuva para o norte do estado. Para as demais regiões, espera-se apenas variação de nebulosidade com possibilidade de chuvas isoladas.
O fenômeno continua sendo monitorado pelas autoridades meteorológicas, que mantêm os alertas ativos para as áreas afetadas.