O Cruzeiro e o Corinthians se preparam para mais um capítulo histórico na Copa do Brasil, com o primeiro jogo marcado para esta quarta-feira (10/12), às 21h30, no Mineirão. O confronto, válido pela semifinal da competição, terá sua decisão no domingo (14/12), às 18h, na Neo Química Arena.
Este será o sétimo encontro entre as equipes em confrontos eliminatórios da Copa do Brasil, com um histórico que favorece o time mineiro, que venceu quatro das seis disputas anteriores, enquanto o Corinthians avançou em duas oportunidades.
Retrospecto dos confrontos pela Copa do Brasil:
* 1991 – Oitavas de final: O Corinthians levou a melhor com uma vitória por 3 a 1 no Pacaembu, com hat-trick de Neto, e classificação garantida após gol contra de Adilson no Independência.
* 1996 – O Cruzeiro deu o troco com uma goleada histórica por 4 a 0 no Independência, com gols de Nonato, Célio Lúcio, Cleisson e Palhinha. Na volta, mesmo com derrota por 3 a 2, garantiu a classificação.
* 1998 – Nova vitória cruzeirense sob comando de Levir Culpi. Triunfo por 3 a 1 no Mineirão e empate em 1 a 1 em São Paulo garantiram a vaga nas quartas de final.
* 2002 – O Corinthians conseguiu a classificação após empate em 2 a 2 no Morumbi e vitória por 3 a 2 no Mineirão, seguindo para conquistar o título daquele ano.
* 2015 – Nas quartas de final, o Cruzeiro reverteu a desvantagem da derrota por 2 a 1 em São Paulo com uma vitória expressiva por 4 a 2 no Mineirão, com destaque para Ábila, autor de dois gols.
* 2018 – Na final mais recente, o Cruzeiro conquistou o hexacampeonato com vitória por 1 a 0 no Mineirão e 2 a 1 na Neo Química Arena, com gols de Thiago Neves, Robinho e Arrascaeta.
No histórico geral entre as equipes, considerando todas as competições, o Corinthians leva vantagem com 40 vitórias, contra 32 do Cruzeiro e 24 empates em 96 jogos. Especificamente pela Copa do Brasil, o equilíbrio é maior: são cinco vitórias para cada lado e dois empates em 12 confrontos.