STF tem maioria para condenar PMs do DF por atos do 8/1

STF tem maioria para condenar PMs do DF por atos do 8/1

Ministro relator conduz votação que resulta em pena de 16 anos para cinco policiais militares do DF por omissão durante os ataques golpistas de 8 de janeiro

STF condena cinco policiais militares do Distrito Federal a 16 anos de prisão pelos atos golpistas de 8 de janeiro, conforme votação conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes. O julgamento virtual, que ainda está em andamento, já conta com três votos favoráveis à condenação.

Os policiais condenados incluem o ex-comandante-geral Fábio Augusto Vieira, o ex-subcomandante-geral Klepter Rosa Gonçalves, e os coronéis Jorge Eduardo Barreto Naime, Paulo José Ferreira de Sousa e Marcelo Casimiro Vasconcelos. Eles foram considerados omissos durante os ataques aos prédios dos Três Poderes.

* O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, determinou que os réus cometeram crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

* Os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam o voto do relator, formando maioria pela condenação. Ainda falta o voto da ministra Cármen Lúcia.

* O julgamento virtual, iniciado na semana passada, será finalizado nesta sexta-feira (5).

* Por falta de provas, o major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira Martins foram absolvidos.

Durante o processo, as defesas dos acusados contestaram a competência do STF para julgar o caso, argumentando ausência de foro privilegiado. Também alegaram cerceamento de defesa por não terem acesso integral aos documentos do processo.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS