O prazo para atualizar ou baixar o e-título, aplicativo que pode ser usado para votar nas eleições de 2024, termina neste sábado (5). Este documento eletrônico substitui o título de eleitor impresso e pode ser utilizado como identificação nas eleições, desde que o eleitor tenha realizado o cadastramento biométrico.
Para o primeiro turno das eleições de 2024, os eleitores têm até este sábado para atualizar ou baixar o aplicativo. Já para o segundo turno, nas cidades onde ocorrer, será necessário ter o app atualizado até 26 de outubro.
O e-título não é emitido no dia da votação. É importante que os eleitores se planejem com antecedência para garantir o acesso ao documento digital.
O aplicativo pode substituir o título de eleitor impresso e o documento com foto nas eleições, mas apenas se o eleitor já tiver feito o cadastramento biométrico e, consequentemente, tiver a foto cadastrada no perfil do app.
Para aqueles que não possuem foto no e-título, ainda será possível votar apresentando outros documentos de identificação, como RG, identidade social, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei.
Vale ressaltar que o título de eleitor impresso não possui foto e, portanto, não serve como documento de identificação para permitir a votação.
Além de servir como documento de identificação, o aplicativo oferece outras funcionalidades úteis aos eleitores: consulta do local de votação, justificativa de ausência nas eleições e emissão de outros documentos junto à Justiça Eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, no final de setembro, mais de 46 milhões de eleitores já possuíam contas cadastradas no e-título.