Zema não descarta chapa com Caiado em 2026

Lula Marques/ Agência Brasil
Pré-candidato à Presidência, Zema diz que aliança com Caiado pode "prosperar" e confirma apoio a Mateus Simões em Minas Gerais
O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), não descartou uma possível composição eleitoral com o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), também pré-candidato ao Palácio do Planalto. A declaração foi feita nesta segunda-feira (1/6), em conversa com jornalistas em Belo Horizonte, antes de sua participação em um evento do setor do agronegócio.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de uma chapa conjunta com o goiano, Zema classificou o tema como "prematuro", mas confirmou que mantém diálogo com Caiado e destacou a boa relação entre os dois. "Essa conversa é muito prematura ainda. Eu sempre me dei muito bem com o governador Caiado, fomos colegas em governos de estado durante sete anos e meio. Conversamos e, dependendo do cenário, a conversa pode prosperar. Nesse momento ele continua a pré-candidatura dele e eu continuo a minha, mas sempre dialogando. Temos uma afinidade muito grande", afirmou.
Apesar da abertura ao diálogo, Zema deixou claro que pretende manter sua candidatura até o fim da disputa e defendeu que os nomes da direita permaneçam na corrida eleitoral durante o primeiro turno. "Eu tenho reforçado, repetido, que serei pré-candidato, como estou sendo, e candidato até o final. Nós temos de lembrar que a direita tem vários candidatos concorrendo entre si", disse.
Segundo Zema, independentemente de quem avance para a etapa decisiva da disputa, os candidatos do campo conservador deverão se unir contra o PT no segundo turno. "Eu estarei até o final da campanha contra o PT. Qualquer que seja o candidato da direita disputando o segundo turno, eu ou alguns concorrentes", afirmou. Durante a conversa com jornalistas, Zema também comentou pesquisas eleitorais recentes e atribuiu o crescimento de sua exposição nacional às viagens realizadas pelo país e às críticas ao governo federal. "Eu tenho andado todo o Brasil. Provavelmente sou o candidato que mais tem percorrido o Brasil", declarou.
Zema tem feito agendas em São Paulo e no Sul do país, e desde que se lançou pré-candidato à Presidência, esta foi apenas a segunda agenda em sua terra natal. Na mesma entrevista, Zema abordou o cenário eleitoral mineiro para 2026. Segundo ele, já está definido que o Partido Novo apoiará uma eventual candidatura à reeleição do governador Mateus Simões (PSD) e terá o direito de indicar o candidato a vice-governador na chapa. "O que nós temos costurado entre Partido Novo e PSD é um apoio à candidatura do governador Mateus Simões à reeleição, e o nome de vice-governador será indicado pelo Partido Novo. Essa costura já está sacramentada e é o que vai prevalecer", concluiu.