Comitiva do Governo Federal visita Poços de Caldas visando Terras Raras

Foto: Divulgação / Meteoric Resources
Comitiva federal visita Poços de Caldas para dialogar sobre projeto de mineração de Terras Raras e ouvir demandas locais
Uma comitiva do Governo Federal chegou à microrregião de Poços de Caldas para conhecer de perto o projeto de mineração de Terras Raras previsto para a região. A visita tem como objetivo estabelecer um diálogo com autoridades locais e ouvir as demandas da população sobre o tema. As Terras Raras são minerais fundamentais para a produção de tecnologias modernas e consideradas estratégicas para a transição energética global.
Poços de Caldas e municípios vizinhos estão no centro das discussões sobre a exploração de Terras Raras, assunto que desperta expectativas de desenvolvimento industrial e geração de empregos, mas também levanta questionamentos sobre possíveis impactos ambientais, sociais e de saúde pública na região. Durante a agenda, os representantes dos órgãos federais realizaram encontros com representantes dos municípios de Poços de Caldas, Caldas, Andradas e Águas da Prata-SP, com o intuito de ouvir questionamentos e sugestões da população local.
Além disso, foram realizadas reuniões com vereadores membros da comissão de Terras Raras da Câmara Municipal de Poços de Caldas e com diretores das empresas que poderão conduzir a extração mineral na região. A comitiva federal contou com a participação de representantes de diversos órgãos, entre eles Heluíza Regina Soares da Silva, gerente de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
Também integraram o grupo Rafael Neves (IFSUL), Ricardo Gutterres, Daniela Rey Silva e Alexandre Oliveira (ANSN), Murilo Caldas (ASCOM), Sérgio Almeida Cunha Filgueiras, Carlos Alberto de Carvalho Filho e Francisco Javier Rios (CNEN), José Edilberto da Silva Resende (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande), Ângelo Angelini Neto e Ellen da Silva Fonte (Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo), Sérgio Augusto Domingues, Kátia Adriana de Souza, Júnio Augusto dos Santos Silva e Sílvia Bezerra de Góes (Ibama), Gilberto Ribeiro Costa e João Viçoso da Silva Júnior (INB), Elzivir Azevedo Guerra (MCTI), Janice Foschiera (MDA), Letícia Souto Pantoja (MDHC), Alessandra Aparecida Gayoso França (MMA), Hanna Nogueira (MME), Fairah Barrozo, Adriano Borges Alves, Rodrigo Souza Leite e Angélica Pereira dos Santos (Ministério da Saúde), Catarina Pina Boechat (Secom), além de Marcelo Fragozo, Guta Torres e Renata Florentino (Secretaria-Geral da Presidência da República).
A recepção da comitiva foi conduzida pelo prefeito Paulo Ney, acompanhado do secretário municipal de Governo, José Carlos Trinca Zanetti, do procurador-geral do Município, Thiago Arantes, do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Stefano Zinzone, do secretário de Controle Interno, Vinícius Gadben, da secretária adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Cibele Melo, do secretário de Saúde, José Gabriel Pontes Baeta, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, e da representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Andrea Aquel. A visita do Governo Federal à região reforça a relevância estratégica das Terras Raras para o Brasil, ao mesmo tempo em que evidencia a necessidade de um processo de escuta ativa junto às comunidades locais antes de qualquer avanço no projeto de extração mineral.