Mercosul e Japão buscam acelerar negociações de acordo comercial

Presidente Lula e a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente brasileiro e primeira-ministra do Japão discutem Acordo de Parceria Econômica entre o Mercosul e o país asiático
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira, 16, com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi. O principal tema do encontro foi a negociação de um acordo econômico entre o país asiático e o Mercosul, conforme divulgado pelo próprio presidente em vídeo publicado nas redes sociais.
Durante o encontro, Lula anunciou o início formal das tratativas para um Acordo de Parceria Econômica entre o Mercosul e o Japão. "Anunciamos o lançamento das negociações do Acordo de Parceria Econômica entre o Mercosul e o Japão na futura 68ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, a ser realizada em Assunção, no final de junho", declarou Lula no X.
Além do acordo comercial, Lula e Takaichi também debateram o Marco de Parceria Estratégica entre o bloco sul-americano e o Japão, lançado em dezembro. O documento abrange temas como comércio, investimento e o atual contexto internacional, reforçando a aproximação entre as duas partes.
Ao final do encontro, Lula convidou a primeira-ministra japonesa para uma visita a Brasília, com o objetivo de aprofundar a relação bilateral entre os dois países. "Esperamos que possamos ter boas notícias", afirmou o presidente em vídeo publicado no X.
O encontro entre Lula e Takaichi marca um passo relevante na aproximação entre o Mercosul e o Japão, com a perspectiva de formalização das negociações durante a cúpula prevista para o final de junho em Assunção.