Durigan prevê fim dos subsídios aos combustíveis

Foto; Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
Ministro da Fazenda afirma que benefícios tendem a acabar se preço do petróleo cair com cessar-fogo no Irã
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quarta-feira, 17, que os subsídios concedidos pelo governo federal para reduzir o preço dos combustíveis tendem a ser encerrados caso o fim do conflito no Irã provoque uma queda nos preços do petróleo e, consequentemente, um alívio nas pressões inflacionárias. Ao conversar com jornalistas na saída de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, realizada entre as 10h e as 13h, Durigan evitou indicar um gatilho específico para o encerramento dos benefícios. "Vamos monitorar, mas a tendência é acabar os subsídios", declarou o ministro da Fazenda.
Durigan destacou que a inflação segue sendo uma preocupação global, pressionando a política monetária de diversos países. No entanto, o ministro avaliou que um acordo de paz para o Irã pode representar um alívio nesse cenário. No Brasil, a expectativa é que uma eventual reversão na alta dos preços do petróleo também contribua para a redução dos preços internos. "Espero que agora, com esse cessar-fogo que foi recentemente anunciado, a gente siga com a diminuição do preço do petróleo, fazendo com que a inflação diminua com a redução do preço dos combustíveis", afirmou Durigan.
O posicionamento do ministro indica que o governo acompanha de perto o cenário internacional antes de tomar qualquer decisão sobre a manutenção ou retirada dos subsídios aos combustíveis. A queda do petróleo no mercado global seria o principal fator a influenciar essa decisão, segundo Durigan.