França vence o Iraque em jogo paralisado por raios

Foto: Fifa/Reprodução
Técnico da França ironiza críticas a Dembélé após vitória por 3 a 0 sobre o Iraque na Copa do Mundo
A França encerrou a noite de segunda-feira (22) com uma vitória por 3 a 0 sobre o Iraque, garantindo antecipadamente sua classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. Após a partida, o técnico Didier Deschamps saiu em defesa pública de Ousmane Dembélé, ironizando as críticas direcionadas ao atacante nos últimos dias e demonstrando confiança na recuperação do jogador. Dembélé foi peça fundamental na vitória francesa, marcando um gol e distribuindo uma assistência.
Para Deschamps, não havia motivo de preocupação com o camisa 7, que ainda está em processo de adaptação ao esquema tático da seleção. "Quem sabe agora deixem ele em paz e encontrem outro alvo. Não há problema algum com o Ousmane Dembélé. Ele precisa se readaptar a um sistema em que não joga durante toda a temporada. Quando está bem fisicamente, como está agora, é apenas uma questão de ajustes. Ele não é um jogador que duvida de si mesmo. Mas era importante fazer o que fez hoje, porque é um atleta decisivo. Foi muito bom para ele e para a equipe", declarou Deschamps.
O treinador também comentou sobre as dificuldades enfrentadas com as condições climáticas antes da partida. "Ficamos esperando porque os horários eram alterados a todo momento. O mais importante era garantir os 20 minutos de aquecimento para evitar qualquer risco. Com toda aquela chuva, era preciso esperar as condições melhorarem. É a primeira vez que passo por isso e espero que seja a última. Foi uma noite muito longa, ainda mais sabendo que temos outro jogo em quatro dias".
Com a vitória da Noruega sobre o Senegal, França e noruegueses chegam à última rodada já classificados. O confronto de sexta-feira (26), porém, valerá a liderança do Grupo I. Deschamps já antecipava a importância desse duelo. "Eu já imaginava que o terceiro jogo seria decisivo para definir a ordem do grupo. Isso muda deslocamentos e até possíveis adversários. Nunca pensei em escolher caminho. O objetivo será terminar em primeiro. A Noruega é uma excelente seleção, mostrou isso nas Eliminatórias e continua demonstrando aqui. Tem enorme capacidade ofensiva e muita eficiência. Está entre as melhores equipes desta Copa".
O técnico também exaltou o poder ofensivo dos Bleus, que marcaram seis gols nos dois primeiros jogos do Mundial, todos anotados por atacantes. "Somos uma equipe ofensiva. Criamos muitas oportunidades e poderíamos até ter feito mais gols hoje. Gostei da maneira como colocamos o adversário em dificuldade. Ainda precisamos melhorar alguns aspectos do posicionamento, ocupar melhor os espaços e sermos menos previsíveis, mas estamos no caminho certo".
Questionado sobre Kylian Mbappé, que atingiu a marca de 100 jogos pela seleção e vive grande início de Mundial, Deschamps foi direto ao defender seu capitão. "Conhecendo o Kylian, sei o quanto ele é exigente consigo mesmo. Não tenho qualquer preocupação. Ele está aqui para fazer gols e continua fazendo. Além disso, exerce muito bem a função de capitão dentro e fora de campo".