Correios têm prejuízo de R$ 3,1 bi no 1º tri

Foto Divulgação Correios
Estatal divulga resultado negativo do primeiro trimestre de 2026 e aponta passivos judiciais como principal impacto
Os Correios registraram um prejuízo de R$ 3,1 bilhões no primeiro trimestre de 2026. A informação foi divulgada pela estatal no último sábado (30/5), junto com as Demonstrações Contábeis, que apontaram receita bruta de R$ 4,04 bilhões no período. Segundo a empresa, o resultado negativo "ficou abaixo da projeção originalmente prevista para o trimestre, evidenciando evolução nas ações voltadas à recuperação do equilíbrio econômico-financeiro da estatal".
Entre os principais fatores que pesaram sobre o prejuízo, os Correios destacaram as despesas com passivos judiciais e precatórios, que somaram R$ 1,4 bilhão — valor equivalente a 44% do total do prejuízo registrado no trimestre. Por meio de comunicado oficial, a estatal afirmou que "seguem avançando na implementação das ações estruturantes previstas no Plano de Reestruturação, incluindo medidas voltadas ao fortalecimento da saúde financeira da empresa, à modernização tecnológica da malha logística e à capacitação da força de trabalho".
O resultado do primeiro trimestre de 2026 se insere em um cenário de dificuldades financeiras que já marcava a empresa. Em 2025, os Correios acumularam um prejuízo de R$ 8,5 bilhões, cifra mais do que três vezes superior ao resultado negativo registrado no ano anterior, impulsionada por uma queda na receita total da companhia.