AC: Tenente do Corpo de Bombeiros morre em pescaria por choque elétrico

Tenente José Fernandes Belini — Foto: Arquivo pessoal
Tenente da reserva do Corpo de Bombeiros do Acre sofreu descarga elétrica ao tentar soltar linha presa em bomba submersa
O tenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Belini José Fernandes de Araújo, de 60 anos, perdeu a vida na tarde do último sábado (20) após sofrer uma descarga elétrica durante uma pescaria em uma chácara localizada na Estrada do Quixadá, em Rio Branco.
O acidente ocorreu em circunstâncias trágicas e gerou grande comoção entre colegas e familiares.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a linha de pesca utilizada por Belini ficou presa nas proximidades de uma bomba submersa responsável pelo abastecimento de água da propriedade.
A descarga elétrica aconteceu no momento em que ele tentava desenroscá-la.
No instante do acidente, Belini estava acompanhado de um tio, que imediatamente acionou familiares e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Quando a equipe médica chegou ao local, só foi possível constatar o óbito.
Após os procedimentos periciais, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Belini era tenente da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros e havia sido reconvocado para atuar na Diretoria de Apoio Técnico (DAT).
Sua morte deixou um vazio entre os companheiros de farda e todos que o conheciam.
Homenagens e despedida
A morte de Belini provocou grande comoção entre amigos e colegas.
O Corpo de Bombeiros divulgou uma mensagem convidando todos para as homenagens de despedida: "Convidamos os amigos e irmãos de farda que puderem comparecer para este último adeus e prestação das devidas homenagens ao nosso militar", informou a corporação.
Em entrevista ao g1, a diretora administrativa do Samu, Pricila Lopes, relembrou a convivência com Belini durante uma parceria entre os dois órgãos em 2005.
"Sempre foi uma pessoa alegre, brincalhona, muito querida por todos. Não havia quem não gostasse dele. Estou muito triste com a sua partida e vou sentir muita saudade. Vou lembrá-lo sempre com essa alegria de viver", afirmou.
O subdiretor de Saúde do Corpo de Bombeiros, tenente Abrahão Púpio, também destacou o jeito carismático do colega.
"Era sempre muito alegre e eufórico, demonstrando grande carinho com os irmãos de farda. Gentil, dificilmente o víamos triste ou irritado durante o serviço", disse.
O tenente Otacílio Barbosa do Nascimento afirmou que perdeu "um irmão" com a partida de Belini.
"Era um cara que, por mais que algo desse errado, dizia que ia dar certo. Vai fazer muita falta para todos nós", declarou em entrevista ao g1 AC.
Belini deixa três filhos, sendo um deles menor de idade.
O velório foi realizado na capela da funerária São Francisco, e o sepultamento ocorreu no Cemitério Jardim da Saudade, em Rio Branco.