Ancelotti deve repetir escalação do Brasil pela primeira vez em 15 jogos

Ancelotti em treinamento da Seleção Brasileira • Rafael Ribeiro e Nelson Terme/CBF
Pela primeira vez em 15 jogos, Ancelotti deve manter a mesma escalação; Brasil e Japão se enfrentam na segunda-feira (29)
A Seleção Brasileira se prepara para enfrentar o Japão na próxima segunda-feira (29), e a principal dúvida que pairava sobre o time nesta sexta-feira (26) era se Carlo Ancelotti iria promover mudanças na escalação.
A tendência, segundo apuração, é de que o treinador repita o time pela primeira vez em 15 jogos, mantendo a formação que venceu a Escócia.
A maioria dos jogadores que atuou contra a Escócia não foi a campo nesta sexta-feira. A atividade do dia se limitou a um trabalho de recuperação muscular, sem nenhum sinal de preocupação.
Com isso, Ancelotti deve manter a mesma escalação, algo inédito desde que assumiu o comando da Seleção.
"Nosso grupo aqui é um grupo muito forte. Jogadores muito qualificados. Se entrar um e sair o outro, acho que vai ser a mesma coisa", disse Rayan, atacante da Seleção Brasileira.
O Japão chega a este confronto após empatar com a Suécia por 1 a 1 e será o adversário do Brasil nessa nova fase surgida com a ampliação da Copa do Mundo para 48 participantes.
Trata-se de um jogo eliminatório que antecede as oitavas de final, o que aumenta ainda mais o peso da partida.
A Seleção, que já enfrentou rivais da África, das Américas e da Europa nesta edição do torneio, agora terá pela frente um adversário asiático.
O único encontro entre Brasil e Japão em uma Copa do Mundo ocorreu em 2006, na Alemanha, ainda na fase de grupos, com uma goleada brasileira por 4 a 1.
Repetir aquele placar, 20 anos depois, seria tão incrível quanto improvável. Desde aquela partida, o Japão evoluiu consideravelmente.
A seleção japonesa chegou a vencer o Brasil de virada em outubro de 2025, em um amistoso disputado em Tóquio.
O técnico Hajime Moriyasu afirmou que respeita o Brasil pela sua história no futebol, mas declarou que entra em campo acreditando na vitória. Sentimento que também é compartilhado pelo lado brasileiro.
"A equipe do Japão é uma equipe muito qualificada. Mas a gente tem aqui um grupo de jogadores muito incríveis. Vai ser um jogo difícil, mas a gente vai trabalhar para dar o nosso melhor e sair classificados de lá", afirmou Rayan.
O duelo entre Brasil e Japão está marcado para a segunda-feira (29), em um confronto que promete ser disputado e que definirá a continuidade da Seleção na Copa do Mundo.