Governo lança linha de crédito para motoristas de app e taxistas

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Programa lançado nesta terça (19) em São Paulo pode movimentar até R$ 30 bilhões para motoristas de aplicativo e taxistas
O governo federal lança nesta terça-feira (19), em São Paulo, uma linha de crédito destinada à compra de veículos por motoristas de aplicativo e taxistas.
A expectativa é de que o programa movimente até R$ 30 bilhões em recursos do Tesouro Nacional.
A proposta prevê financiamento para veículos de até R$ 150 mil, contemplando modelos de diferentes categorias.
O programa ainda se encontra em fase final de estruturação, mas o governo deve definir critérios mínimos para que motoristas de aplicativo possam acessar o crédito subsidiado.
Com essas exigências, o governo pretende garantir que o benefício seja direcionado a profissionais que atuem de forma recorrente na atividade, mesmo que não trabalhem diariamente.
A medida também visa evitar uma corrida por novos cadastros nas plataformas com o único objetivo de obter financiamento em condições mais vantajosas.
Os recursos do Tesouro Nacional serão repassados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que será o responsável por operar a linha de crédito de forma indireta, por meio da rede bancária.
O valor será contabilizado como despesa financeira, sem impacto sobre a meta de resultado primário do governo.