"Se merecer ser titular, vai ser titular", diz Ancelotti sobre Neymar

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Carlo Ancelotti falou ao Jornal Nacional sobre a convocação de Neymar e sua possível titularidade na Copa do Mundo de 2026
Carlo Ancelotti concedeu entrevista ao Jornal Nacional e falou sobre os critérios que levaram à convocação de Neymar para a Copa do Mundo de 2026. O técnico da Seleção Brasileira deixou claro que a vaga do atacante na lista foi conquistada por mérito, e que o mesmo princípio valerá para uma possível titularidade durante o torneio.
Ao explicar a decisão de convocar Neymar, Ancelotti destacou a evolução física do jogador nas últimas semanas: "Quando eu cheguei aqui, Neymar teve problema físico. Falamos sempre da sua condição física. Nos últimos tempos, Neymar começou a jogar com continuidade, mostrou uma boa condição física. E, por isso, eu não precisava testá-lo. Como não precisa testar o Weverton, goleiro do Grêmio. Pensamos que ele está bem fisicamente e que ele, por sua experiência, por seu talento, por sua qualidade pode contribuir com algo bonito à equipe. Eu não estou focado no individual do jogador. Estou focado no que o jogador pode contribuir para construir um coletivo que seja resiliente". 7
Sobre a possibilidade de Neymar figurar entre os titulares na Copa, o técnico foi direto: "Se merecer ser titular, vai ser titular. Ele tem o mesmo papel dos outro 25. Quem merecer vai jogar".
O anúncio da lista gerou enorme expectativa no Brasil e no mundo. A convocação de Neymar dividiu opiniões, mas não deixou ninguém indiferente. Durante a leitura dos nomes, organizada por posições e em ordem alfabética, a tensão cresceu ao chegar aos atacantes. Depois do "M" de Matheus Cunha, a pergunta era inevitável: viria ou não o "N" de Neymar. A reação dos presentes transformou o Museu do Amanhã em uma verdadeira arquibancada, com tamanha vibração que Ancelotti precisou interromper a leitura da lista, que ainda tinha mais três nomes. Novecentos e quarenta e quatro dias após a grave lesão no joelho esquerdo sofrida em partida contra o Uruguai, Neymar está de volta à Seleção Brasileira. Aquela recuperação durou um ano inteiro, 369 dias.
Na época, o atacante defendia o Al-Hilal, da Arábia Saudita, clube onde sofreu mais uma lesão grave: a ruptura do tendão da coxa direita, em novembro de 2024. Sem espaço no clube saudita, Neymar retornou ao Brasil em fevereiro de 2025. A chegada foi apoteótica, mas em campo Neymar já não era o mesmo de antes. Ainda assim, seu talento foi determinante para evitar o rebaixamento do Santos no Campeonato Brasileiro de 2025.
Desde o retorno, o atacante acumula 43 jogos e 17 gols, com destaque para uma sequência de 15 partidas nos últimos três meses. O comentarista Denilson resumiu o sentimento de boa parte dos torcedores ao avaliar o retorno do camisa 10: "A volta do Neymar significa a volta da autoconfiança, da personalidade, da esperança para o torcedor brasileiro. Não foi normal toda essa comoção a toa pedindo a convocação do Neymar. Felizmente, ele foi convocado".