A Polícia Civil confirmou nesta sexta-feira (20) a prisão dos pais de uma recém-nascida que foi abandonada em um bueiro no bairro Petrolina, em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte. O casal, ambos com 22 anos, foi detido por maus-tratos e abandono de incapaz.
O caso, registrado na manhã de quinta-feira (19), ganhou repercussão após câmeras de segurança flagrarem o momento do abandono da criança de apenas um mês de vida. O sistema de vigilância registrou uma sequência de eventos que culminou no abandono:
* O casal foi filmado discutindo no meio da rua, quando a mãe inicialmente deixou a bebê em uma área de mata
* Em seguida, o pai retornou para resgatar a filha, mas a mãe tomou a criança novamente de seus braços
* Uma segunda câmera registrou a tentativa da mãe de colocar a recém-nascida dentro de um bueiro
A situação só não teve um desfecho trágico graças à intervenção da auxiliar de serviços gerais Regina Pedron, que passava pelo local. “Me deu uma tristeza. Eu falei: “Não faz isso com a menina, não, para de brigar, leva ela para casa, cuida dela, tadinha, ela é uma criança””, relatou Regina, que recebeu a bebê após o pai afirmar: “Eu tenho que trabalhar, minha senhora, leva essa menina para a casa da senhora”.
A criança foi levada para uma unidade básica de saúde de Ibirité, onde foi constatado que estava desidratada, com fome, apresentava sinais de insolação e suspeita de infecção urinária. Em uma ação extraordinária, a soldado Helem Valério, que estava em período de lactação, foi autorizada pela equipe médica a amamentar a bebê. “Falou mais alto o instinto materno. Ela mamou, ficou super satisfeita, até adormeceu depois”, contou a policial.
De acordo com a Polícia Civil, o Conselho Tutelar acompanhou todos os procedimentos. Após serem ouvidos pela autoridade policial, que confirmou a prisão em flagrante, os pais foram encaminhados ao sistema prisional. A bebê foi encaminhada a um abrigo, e as investigações continuam para completa elucidação dos fatos.