A Polícia Civil de São Paulo realizou na terça-feira (10) a apreensão do veículo Mercedes-Benz pertencente ao piloto da Latam, Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, acusado de comandar uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes. O suspeito foi detido no Aeroporto de Congonhas durante a Operação Apertem os Cintos.
De acordo com as investigações do DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), a organização criminosa atuava de forma estruturada há pelo menos oito anos. O veículo apreendido era utilizado para transportar as vítimas até motéis, usando documentação falsa.
Principais aspectos da investigação:
* O inquérito, iniciado em outubro de 2025, já identificou dez vítimas que foram submetidas a graves situações de abuso e exploração
* Sérgio Antônio Lopes realizava pagamentos via Pix entre R$ 30 e R$ 100 para receber imagens de abuso sexual infantil
* Em casos mais graves, o suspeito chegou a pagar aluguéis de familiares das vítimas em troca de material criminoso
* A operação também resultou na prisão de uma avó, suspeita de vender as três netas ao criminoso, e da mãe de uma criança que enviava vídeos da própria filha em troca de benefícios financeiros
A ação policial cumpriu oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Guararema. O veículo Mercedes-Benz passou por perícia e será disponibilizado para a esposa do suspeito.
A Latam, em nota oficial, informou que iniciou uma apuração interna e permanece à disposição das autoridades, enfatizando que repudia qualquer prática criminosa. A defesa de Sérgio Antônio Lopes não foi localizada para comentar as acusações.