O Instituto Locomotiva divulgou uma pesquisa revelando as principais intenções de compra dos brasileiros para 2026. O estudo, que ouviu 1.500 pessoas com mais de 18 anos entre novembro e dezembro do ano passado, mostra que celulares, móveis e eletrodomésticos lideram o ranking de desejos de consumo.
De acordo com o levantamento, que possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais, as principais intenções de compra dos brasileiros são:
* Smartphones: 99 milhões de brasileiros (61% da população) demonstram interesse em trocar seus aparelhos celulares em 2026
* Móveis: 98 milhões de pessoas (60%) planejam renovar o mobiliário de suas residências
* Eletrodomésticos: 85 milhões de consumidores (52%) têm interesse em adquirir novos equipamentos para casa
* Veículos: A pesquisa indica que 68 milhões de brasileiros (42%) desejam comprar carros, enquanto 33 milhões (20%) têm interesse em motos
O estudo do Instituto Locomotiva também revelou que aproximadamente 80 milhões de brasileiros pretendem realizar viagens aéreas durante 2026, demonstrando que o consumo vai além de bens materiais.
Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, analisa que estas intenções de compra refletem um planejamento consciente dos brasileiros. “Na maioria das vezes, não se trata de consumismo ou impulsividade, mas de planejamento. Quando o brasileiro fala em trocar o celular, comprar um móvel ou investir em um eletrodoméstico, ele está falando de organizar a vida, melhorar o dia a dia e até mesmo suas condições de trabalho”, avalia.