Master terá 90% dos clientes ressarcidos pelo FGC até esta sexta

Master terá 90% dos clientes ressarcidos pelo FGC até esta sexta

Fundo Garantidor de Crédito iniciou pagamentos em janeiro e espera concluir maior parte dos ressarcimentos até sexta-feira, totalizando R$ 41 bilhões

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) anunciou que deve concluir o ressarcimento de aproximadamente 90% dos clientes do Banco Master até sexta-feira (6). O processo de pagamento aos 800 mil credores teve início em 19 de janeiro, com uma previsão total de desembolso de R$ 41 bilhões.

Daniel Lima, diretor-presidente do FGC, alertou sobre possíveis golpes relacionados ao processo de ressarcimento: “O FGC, essa semana, vai passar de 90% do valor financeiro em ressarcimentos e por volta desse percentual também do número de credores. E aí a gente deve ter na fila mais as pessoas jurídicas e casos especiais, como de menores e de espólios, que esses demoram um pouco mais por conta do tipo de documentação que é requerida.”

O modelo de negócios do Banco Master, que envolvia a garantia do FGC na venda de produtos e o uso de precatórios, foi considerado agressivo e gerou preocupações quanto aos riscos para o sistema financeiro. Esta situação levou o Conselho Monetário Nacional a implementar novas regras limitando o uso de precatórios como estratégia de negócios.

Em relação ao caso, o presidente Lula confirmou ter se reunido com Daniel Vorcaro, proprietário do Master, em dezembro de 2024. O encontro foi intermediado pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Durante a reunião, Lula afirmou: “O que eu disse para ele? Não haverá posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica feita pelo Banco Central.”

No âmbito das investigações, a CPI do INSS remarcou o depoimento de Vorcaro para 26 de fevereiro. A comissão está investigando 250 mil contratos de empréstimos consignados do Banco Master que foram suspensos pelo INSS devido à ausência de documentação adequada ou assinatura dos beneficiários.

Paralelamente, no caso do Will Bank, também liquidado em janeiro pelo Banco Central, o FGC aguarda a lista de credores para iniciar o processo de ressarcimento, que deve levar entre 30 e 60 dias para começar.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS