O presidente Lula (PT) mantém liderança em todos os cenários de segundo turno testados pela pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11). O levantamento mostra que a menor diferença é contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), com uma vantagem de cinco pontos percentuais.
A pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 9 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
* No embate direto entre Lula e Flávio Bolsonaro, o atual presidente aparece com 43% das intenções de voto, contra 38% do senador. A diferença, que era de sete pontos em janeiro e dez em dezembro, agora é de cinco pontos.
* Entre os eleitores independentes, grupo considerado decisivo para o resultado final, a vantagem de Lula sobre Flávio diminuiu significativamente: de 16 pontos em janeiro (37% contra 21%) para cinco pontos na pesquisa atual (31% contra 26%).
* Nos demais cenários, Lula mantém vantagens mais expressivas: contra Ratinho Jr. (PSD), lidera com 43% a 35%; contra Ronaldo Caiado (União Brasil), tem 42% contra 32%; e contra Romeu Zema (Novo), aparece com 43% contra 32%.
A pesquisa também revelou dados sobre a aprovação do atual governo: 49% dos entrevistados desaprovam a gestão de Lula, enquanto 45% aprovam. Além disso, 57% acham que Lula não merece outro mandato como presidente, e 39% consideram que ele deve continuar.
Em relação à percepção do eleitorado sobre possíveis resultados, 55% acreditam que Lula venceria uma eleição contra alguém da família Bolsonaro, enquanto 35% apostam em uma vitória do clã Bolsonaro.
Nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11), revela que o presidente Lula (PT) mantém a liderança em todos os cenários de primeiro turno da eleição presidencial. O levantamento mostra o senador Flávio Bolsonaro (PL) consolidado na segunda posição, sendo a primeira vez que a pesquisa não inclui o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), entre os possíveis candidatos.
O estudo apresentou sete cenários diferentes com oito candidatos, onde Lula aparece com intenções de voto variando entre 35% e 39%, enquanto Flávio Bolsonaro oscila entre 29% e 33%. A maior diferença entre os dois é de oito pontos percentuais, e a menor de quatro pontos.
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos, com Flávio Bolsonaro e Lula apresentando índices muito próximos:
* Flávio Bolsonaro registra 55% de rejeição
* Lula aparece com 54% de rejeição
* Os demais candidatos apresentam índices menores, como Ratinho Jr. (40%), Ronaldo Caiado e Eduardo Leite (35% cada)
O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 9 de fevereiro, entrevistando 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.