Ibovespa recua com pressão externa, queda do varejo e balanços corporativos

Ibovespa recua com pressão externa, queda do varejo e balanços corporativos

Principal índice da bolsa brasileira sofre impacto de cautela internacional, queda nas vendas do varejo e balanço negativo da Vale no último trimestre

O Ibovespa apresentou recuo significativo na manhã desta sexta-feira, 13, véspera do feriado de carnaval, pressionado pela cautela nos mercados internacionais e pela queda nas commodities. O cenário foi agravado pelos dados negativos do varejo brasileiro em dezembro e pelo prejuízo reportado pela Vale no último trimestre de 2025.

O ambiente externo demonstrou preocupação com os dados econômicos americanos, especialmente após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos. Embora o indicador tenha crescido menos que o esperado em janeiro, o mercado manteve-se cauteloso quanto às decisões futuras do Federal Reserve sobre cortes nas taxas de juros.

“Por enquanto, é ajuste. Não houve mudanças significativas para mudar a tese, de dinâmica positiva”, afirmou Bruno Takeo, estrategista da Potenza Capital.

Cenário Doméstico

* As vendas do comércio varejista registraram queda de 0,4% em dezembro em comparação com novembro, superando as expectativas negativas do mercado
* No acumulado de 2025, o varejo restrito apresentou alta de 1,6%, enquanto o ampliado cresceu apenas 0,1%
* O IBGE revelou que o desempenho negativo foi generalizado entre os setores

Destaques Corporativos

* A Vale reportou prejuízo atribuível aos acionistas de US$ 3,844 bilhões no quarto trimestre, após impairment de US$ 3,5 bilhões em ativos de níquel
* As ações da mineradora recuavam 1,57%, contribuindo para a pressão negativa no índice
* O setor bancário apresentou quedas expressivas, com Banco do Brasil (-5,11%), Bradesco (-2%), Itaú Unibanco (-2,09%) e Santander (-1,87%)

No cenário de juros domésticos, os sinais de desaceleração gradual da atividade mantêm as expectativas de redução de 0,50 ponto percentual na taxa Selic em março, atualmente em 15% ao ano.

Às 11h21, o Ibovespa registrava queda de 1,40%, aos 185.083,64 pontos, após atingir a mínima de 184.531,67 pontos, demonstrando a pressão negativa que dominou o pregão.

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS