Gustavo Petro diz ter escapado de tentativa de assassinato por parte de dissidentes das FARC

Gustavo Petro diz ter escapado de tentativa de assassinato por parte de dissidentes das FARC

Presidente colombiano revela ameaça de morte por grupo dissidente das FARC e necessidade de mudança de residência por questões de segurança

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, revelou ter escapado de uma tentativa de assassinato na terça-feira (10). De acordo com o mandatário, existe um novo “conselho de tráfico de drogas”, formado por dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que planeja sua morte desde sua posse em 2022.

Durante uma reunião ministerial transmitida pela internet, Petro compartilhou detalhes sobre as ameaças recentes à sua segurança. “Tenho que confessar que vou me mudar em dois dias, estou fugindo da morte”, declarou o presidente.

* O incidente ocorreu no departamento de Córdoba, região do Caribe colombiano, onde Petro não conseguiu pousar seu helicóptero devido a condições suspeitas: “Foi por isso que não consegui chegar aqui ontem à noite; não consegui pousar onde deveríamos. Eles não acenderam as luzes [do heliporto]. E também não pousei esta manhã, porque fiquei com medo de que atirassem no helicóptero, com meus filhos dentro”.

* Entre os suspeitos das ameaças estão narcotraficantes estabelecidos no exterior e guerrilheiros como Iván Mordisco, um dos criminosos mais procurados do país e líder da maior dissidência da antiga Farc, que assinou o acordo de paz em 2016.

A Colômbia possui um histórico preocupante de assassinatos de líderes de esquerda, incluindo candidatos presidenciais. Petro, primeiro presidente de esquerda do país e ex-integrante da extinta guerrilha M-19, já havia denunciado outra suposta tentativa de assassinato em 2024, que o impediu de comparecer a um desfile militar.

No mesmo dia do relato presidencial, outro incidente grave ocorreu: a senadora indígena Aida Quilcué, aliada de Petro, foi sequestrada junto com seus seguranças no departamento de Cauca. Felizmente, ela foi resgatada horas depois por um grupo de indígenas em uma “ação rápida”, conforme informado em sua conta na rede social X. O ministro da Defesa, Pedro Sánchez, confirmou que tanto a parlamentar quanto sua equipe de segurança “estão bem”.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS