A cadela Daiana, uma vira-lata de 9 anos, faleceu nesta sexta-feira (13) após ser vítima de um violento ataque por um pitbull no bairro Bom Pastor, em Juiz de Fora. O animal sofreu graves ferimentos, tendo aproximadamente 20 centímetros do corpo dilacerados durante o incidente.
O ataque ocorreu na última segunda-feira (9), quando Daiana estava sendo passeada pela mãe de sua tutora, Júlia Melo Castro. Câmeras de monitoramento registraram o momento em que o pitbull, que estava solto e sem focinheira, avançou contra ambas.
* O incidente foi contido graças à intervenção de dois homens que passavam de carro pelo local e pararam para ajudar.
* A mãe da tutora, uma senhora de 63 anos, também foi atacada, sofrendo uma mordida na mão que necessitou atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde recebeu uma dose de vacina antirrábica.
* Daiana foi imediatamente internada em uma clínica veterinária e passou por procedimentos para fechar os ferimentos, porém havia alto risco de infecção. Na quinta-feira (12), seu quadro clínico se agravou, levando ao óbito no dia seguinte.
“Estou tentando ser forte pela minha mãe, mas ela era meu mundo e o amor da minha vida”, desabafou a tutora após a perda de Daiana.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência e está sendo investigado pela 1ª Delegacia da Polícia Civil. Vale ressaltar que o mesmo pitbull já havia protagonizado outros ataques no bairro, incluindo um incidente com um shih tzu na porta de um prédio no início de janeiro.
Em outro episódio no mesmo dia, o pitbull atacou mais uma cadela. Segundo relato de um tutor que preferiu não se identificar: “Ele apareceu na minha frente e começou a encarar minha cachorra, mas logo partiu para cima dela. Consegui separar, e uma terceira pessoa ajudou a afastá-lo. A sorte é que, quando ele mordeu a pata da minha cachorra, travou a mandíbula, e o ferimento acabou superficial. Ele estava decidido e, se pudesse, teria matado minha cachorra”.
Nos casos anteriores, o proprietário do pitbull buscou o animal após os ataques, mas não chegou a ser detido.