O segundo dia de desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí trouxe apresentações memoráveis na noite de segunda-feira (16) e madrugada de terça-feira (17). Quatro agremiações atravessaram a avenida, com destaque especial para as apresentações da Beija-Flor e Unidos do Viradouro.
A noite foi marcada por homenagens e momentos especiais:
* A Mocidade Independente de Padre Miguel abriu os desfiles prestando tributo à cantora Rita Lee e ao cão comunitário Orelha, apresentando um espetáculo que mesclou música e consciência social.
* A Beija-Flor, atual campeã do carnaval, trouxe como novidade os intérpretes Jéssica Martin e Nino do Milênio, que assumiram o posto deixado por Neguinho da Beija-Flor após sua aposentadoria. O enredo exaltou as orixás Oxum e Iemanjá em uma apresentação grandiosa.
* A Unidos do Viradouro marcou o retorno triunfal de Juliana Paes como rainha de bateria após 17 anos. A escola homenageou Mestre Ciça, figura histórica que comandou a bateria de 1999 a 2009 e retornou em 2019, permanecendo até hoje.
* A Unidos da Tijuca encerrou a noite com uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. Um dos momentos marcantes foi a participação especial de Juliana Alves, ex-rainha de bateria, que iniciou o desfile na presidência e finalizou na última ala.
O espetáculo na Sapucaí demonstrou mais uma vez a grandiosidade do carnaval carioca, com apresentações que mesclaram tradição, renovação e emocionantes homenagens.