O Atlético recebe o América em confronto decisivo neste domingo (22), às 18h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro de 2026. O clássico, considerado o mais antigo do futebol mineiro, definirá um dos finalistas do torneio, que enfrentará o vencedor do duelo entre Cruzeiro e Pouso Alegre.
O Galo, que liderou o Grupo A mas ficou atrás do rival na classificação geral, passa por momento de transição na comissão técnica após a saída de Jorge Sampaoli. O argentino Eduardo Domínguez foi contratado, mas ainda não comandará a equipe neste domingo, deixando o auxiliar Lucas Gonçalves responsável pela direção do time.
* Na defesa, Preciado surge como alternativa a Natanael, enquanto Junior Alonso disputa posição com Vitor Hugo
* No meio-campo, Gustavo Scarpa e Bernard alternam na função de armador, com tendência de Scarpa manter a titularidade
* Lyanco e Alexsander seguem como desfalques por lesão
O América, por sua vez, deve manter a base que venceu o North na fase anterior. O técnico Alberto Valentim considera alterações no esquema tático, podendo utilizar três zagueiros. As principais disputas por posição ocorrem nas laterais, com Maguinho e Paulinho concorrendo com Léo Alaba e Artur.
* Atlético: Everson; Preciado, Ruan, Júnior Alonso e Renan Lodi; Alan Franco, Maycon e Victor Hugo; Cuello, Hulk e Reinier
* América: Gustavo; Léo Alaba, Nathan, Emerson e Paulinho; Felipe Amaral, Eduardo Person e Yago Souza; Segovinha, Willian Bigode e Thauan (Paulo Victor)
A partida será transmitida pelo Premiere (pay-per-view) e terá arbitragem de Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Brigida Cirilo Ferreira e Thiaggo Americano Labes, com Rodrigo Nunes de Sá no VAR.