O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), manifestou otimismo em relação à próxima viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, prevista para março. Em declarações feitas nesta terça-feira (3), Alckmin expressou a expectativa de eliminar completamente o tarifaço imposto às exportações brasileiras.
Durante entrevista a jornalistas, Alckmin destacou os avanços já alcançados nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. “A expectativa é positiva, e muito focada na relação Brasil e Estados Unidos. Já melhorou. Nós tínhamos 37% da exportação brasileira para os EUA agravada pelo tarifaço, reduziu e hoje está em 22%. Já caiu bem o tarifaço, mas a ideia é zerar. Não há razão para ter um tarifaço”, afirmou.
O vice-presidente ressaltou que, apesar da redução das sobretaxas para alguns produtos em novembro do ano passado, ainda existem produtos agrícolas e industriais sujeitos a uma tarifa de 50%. “Já avançou bastante, né? Nós já tivemos toda a área de carne, peão, suco de laranja, fruta, café, já muita coisa saiu. A ideia é focar bastante agora em alguns produtos agrícolas e muito na indústria, que ainda está com tarifa de 50%”, explicou.