O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (21) uma mudança significativa em sua política externa, recuando da imposição de tarifas aos países europeus após uma reunião produtiva sobre o futuro da Groenlândia.
Em uma declaração oficial, Trump revelou que chegou a um entendimento preliminar com aliados europeus durante reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, estabelecendo as bases para um acordo que envolve não apenas a Groenlândia, mas toda a região do Ártico.
“Com base em uma reunião muito produtiva que tive com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, formamos a estrutura de um futuro acordo relacionado à Groenlândia e, na prática, a toda a região do Ártico”, afirmou Trump em sua publicação.
O presidente americano destacou que a solução em discussão poderá beneficiar tanto os Estados Unidos quanto os demais países membros da Otan, levando-o a suspender as tarifas de 10% que entrariam em vigor em 1º de fevereiro.
Trump também informou que as negociações continuarão, com foco especial no projeto Golden Dome relacionado à Groenlândia. Para conduzir as próximas etapas, designou uma equipe liderada pelo vice-presidente JD Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff, que se reportarão diretamente a ele.