Presidente da Câmara dos EUA descarta envio de tropas à Venezuela

Presidente da Câmara dos EUA descarta envio de tropas à Venezuela

Presidente da Câmara dos EUA espera realização de eleições na Venezuela após operação militar que depôs Maduro e estabeleceu governo interino

Mike Johnson, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira (5) que não haverá envio de tropas americanas à Venezuela, após a operação militar que resultou na captura do ex-presidente Nicolás Maduro e sua esposa no último sábado.

A declaração foi feita após uma audiência classificada com membros do alto escalão do governo Trump, incluindo o secretário de Estado Marco Rubio, o chefe do Pentágono Pete Hegseth e o diretor da CIA John Ratcliffe.

“Não esperamos tropas no terreno” na Venezuela, afirmou Johnson à imprensa, acrescentando que “Não prevemos nenhum tipo de envolvimento direto, exceto pressionar o governo interino para que as coisas avancem”.

Cronologia dos Eventos

* A operação militar contra o governo Maduro ocorreu após meses de destacamento militar americano no litoral venezuelano, iniciado em setembro
* O ataque incluiu bombardeios em Caracas e região metropolitana
* A vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu como presidente interina nesta segunda-feira
* Trump delegou a membros do gabinete, principalmente Rubio e Hegseth, o diálogo com o novo governo em Caracas

Johnson expressou expectativa pela realização de eleições na Venezuela em curto prazo, embora alguns aspectos ainda estejam sendo determinados. O presidente da Câmara também defendeu a “legalidade total” dos bombardeios e do assalto à residência dos Maduro, enfatizando que a economia venezuelana “deve permanecer estabilizada”.

Por outro lado, o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, manifestou preocupação com a situação. “Este briefing, embora muito amplo e longo, nos deixou com mais perguntas do que respostas. Seu plano para que os Estados Unidos governem a Venezuela é vago, baseado em ilusões”, declarou Schumer, acrescentando que “Quando os Estados Unidos embarcam nesse tipo de mudança de regime, isso sempre acaba nos prejudicando”.

A audiência classificada marcou a vigésima sessão de informações ao Congresso desde o início das operações militares americanas próximas à Venezuela em setembro, culminando com a recente ação militar que alterou o cenário político do país sul-americano.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS