Papa Leão XIV pede paz em conflitos no Irã, Ucrânia e Síria

Papa Leão XIV pede paz em conflitos no Irã, Ucrânia e Síria

Pontífice expressa preocupação com vítimas de protestos no Irã e conflitos na Ucrânia e Síria, pedindo diálogo entre líderes mundiais

O Papa Leão XIV manifestou-se neste domingo (11) sobre os conflitos internacionais que têm causado vítimas em diferentes partes do mundo. Em pronunciamento no Vaticano, o pontífice dedicou orações especiais às vítimas dos protestos no Irã e dos conflitos na Síria e na Ucrânia.

“Espero e rezo pela construção paciente do diálogo e da paz, para o bem comum de toda a sociedade”, declarou o Papa Leão XIV durante sua mensagem.

Os conflitos mencionados pelo pontífice têm se intensificado nas últimas semanas:

* No Irã, protestos generalizados resultaram em 192 mortes, segundo dados de uma ONG que monitora a situação no país. As manifestações, inicialmente motivadas pela inflação em Teerã, se espalharam por todo o território iraniano, transformando-se em contestações ao governo.

* O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, acusou Israel e os Estados Unidos de provocarem caos na região, ameaçando retaliações contra bases militares americanas caso o país sofra ataques. A Casa Branca negou as acusações, classificando-as como “delirantes”.

* Na Síria, os Estados Unidos realizaram ataques contra o Estado Islâmico em resposta a uma ofensiva que vitimou três cidadãos norte-americanos em dezembro, conforme informado pela AFP.

* Na Ucrânia, a Rússia confirmou ter realizado ataques com mísseis de capacidade nuclear em Kiev, resultando em quatro mortes e dezenas de feridos.

A crise econômica no Irã se agravou após o Banco Central encerrar um programa que beneficiava importadores com acesso a dólares a preços reduzidos, levando à escassez de produtos básicos e aumento significativo nos preços de itens como óleo de cozinha e frango.

Mais notícias no n3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS