O Papa Leão XIV manifestou-se neste domingo (11) sobre os conflitos internacionais que têm causado vítimas em diferentes partes do mundo. Em pronunciamento no Vaticano, o pontífice dedicou orações especiais às vítimas dos protestos no Irã e dos conflitos na Síria e na Ucrânia.
“Espero e rezo pela construção paciente do diálogo e da paz, para o bem comum de toda a sociedade”, declarou o Papa Leão XIV durante sua mensagem.
Os conflitos mencionados pelo pontífice têm se intensificado nas últimas semanas:
* No Irã, protestos generalizados resultaram em 192 mortes, segundo dados de uma ONG que monitora a situação no país. As manifestações, inicialmente motivadas pela inflação em Teerã, se espalharam por todo o território iraniano, transformando-se em contestações ao governo.
* O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, acusou Israel e os Estados Unidos de provocarem caos na região, ameaçando retaliações contra bases militares americanas caso o país sofra ataques. A Casa Branca negou as acusações, classificando-as como “delirantes”.
* Na Síria, os Estados Unidos realizaram ataques contra o Estado Islâmico em resposta a uma ofensiva que vitimou três cidadãos norte-americanos em dezembro, conforme informado pela AFP.
* Na Ucrânia, a Rússia confirmou ter realizado ataques com mísseis de capacidade nuclear em Kiev, resultando em quatro mortes e dezenas de feridos.
A crise econômica no Irã se agravou após o Banco Central encerrar um programa que beneficiava importadores com acesso a dólares a preços reduzidos, levando à escassez de produtos básicos e aumento significativo nos preços de itens como óleo de cozinha e frango.